quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sofá de pallets

Um belo dia minha esposa comentou sobre móveis feitos de pallets de madeira. Como nossa vontade de trocar o sofá antigo era grande decidi pesquisar na internet alguns modelos de sofás feitos de pallets.

Encontrei várias coisas que podem ser feitas com pallets, tais como sofás de vários modelos, camas, mesas, mesas de centro, prateleiras, entre outros. Escolhi um modelo fácil de fazer e mãos a obra!

1) Compra dos pallets
Descobri uma garagem que compra e vende pallets usados em uma alça de acesso da Ponte dos Remédios, aqui em São Paulo. O modelo de pallet escolhido foi o padrão de 1,00 x 1,20 m e cada unidade custou R$8,00. Comprei 3 unidades.


2) Tratamento dos palletsO primeiro passo foi lixar os pallets com lixa para madeira número 100. As madeiras de pallet são fortes, porém rústicas e algumas possuem muitos fiapos, por isso é essencial que as madeiras sejam lixadas. Em seguida veio a montagem.

3) Montagem
A primeira parte foi a fixação de 4 pés metálicos de 10 cm, um em cada extremidade da parte de baixo do pallet inferior da base.

Para formar a base utilizei 2 pallets que foram colocados um em cima do outro e que foram unidos através de uma barra rosqueada de 3/8 cortada em 3 pedaços.
Por último fixei a parte traseira para formar o encosto utilizando outro pedaço de barra rosqueada para fixa-lo.

4) PinturaUtilizei verniz acetinado para dar a madeira um aspecto rústico.
O resultado ficou muito bom. Coloquei umas almofadas pequenas só para não ficar sem nada, minha esposa irá costurar almofadões para a base e o encosto. O próximo móvel será uma mesa de centro feita com caixote de madeira, em breve mais detalhes!








2 comentários:

  1. Você sabe me dizer o nome do local que encontrou esses palletes??? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Comprei os pallets em um distribuidor que fica em São Paulo, na Avenida Remédios n. 71 (quase em baixo da ponte). Lá tem novos, semi-novos e usados, custam na faixa de 8 reais cada. Abraços.

    ResponderExcluir